Blog » Saúde & Bem Estar

Qualidade de vida: a importância de manter corpo e mente saudáveis

Na yoga, sempre que o corpo consegue alcançar e manter uma nova posição, o que inclui ser flexível e ter força, isso se reflete na mente, pois o movimento representa a expansão da mente através do corpo, conceitos indissociáveis.
Apesar deste conceito de a yoga ser bastante difundido no Oriente, no Ocidente ele também é válido, mas com um vocabulário totalmente diferente, advindo da medicina. Por exemplo, hoje se sabe que o estresse e a ansiedade são capazes de desencadear uma série de doenças de natureza física, incluindo alguns tipos de tumores. Este é o perfeito exemplo de como manter o corpo e a mente saudáveis é importante para obter maior qualidade de vida, conforme será visto abaixo.

Cuidando da mente

Nunca na história da humanidade os seres humanos apresentarem tantos problemas de natureza psíquica quanto na contemporaneidade. Isso se deve, dentre outras coisas, ao fato de termos que encaixar uma enorme quantidade de tarefas em uma agenda já bastante ocupada, morarmos em grandes centros urbanos e, ao mesmo tempo, em pequenos espaços, além de encararmos diversas situações desagradáveis como grandes filas e congestionamentos.
Neste contexto, manter a mente saudável é um grande desafio, mas não impossível. Algumas dicas para reduzir os níveis de estresse e ansiedade são: aceitar e tolerar as diferenças, pois essa simples atitude é capaz de evitar uma série de conflitos; aceitar que as frustrações fazem parte, afinal não podemos ter tudo o que desejamos; e encarar a vida com positividade, equilibrando a sabedoria com os pequenos prazeres que todos nós temos.
Além disso, diversos pequenos momentos de descontração, lúdicos e agradáveis, fazem muito bem a nossa saúde mental. Ouça discos de forma intensa, assista filmes edificantes com a mesma intensidade. Tenha um hobby diferente de sua atividade profissional. Continue a estudar de forma contínua, mesmo que os estudos não tenham relação com sua carreira, pois ele é capaz de estimular os tecidos neurais, fazendo com que a saúde mental seja revigorada, evitando o aparecimento de doenças.

Cuidando do corpo

Para manter a saúde do corpo em dia, não há outra receita que não a velha e boa combinação entre dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Praticar atividades físicas regularmente e com a orientação de um profissional é fundamental para ter uma boa qualidade de vida, pois isso ajuda na realização de todas as tarefas cotidianas e evita possíveis dores e lesões.
Para os mais velhos as atividades físicas são tão importantes quanto, pois idosos sedentários apresentam perdas em quatro áreas fundamentais: resistência, força, equilíbrio e flexibilidade. As atividades físicas podem não só a diminuir os sintomas dos males causados por esta perda, como por exemplo, as quedas, como também restaurá-las, garantindo longevidade com maior qualidade de vida.
Na alimentação, a hidratação e o consumo de calorias de três em três horas são fundamentais. Mas também deve-se prestar atenção ao que se come, para que o organismo não fique com deficiência de determinados nutrientes. Sempre dê preferência para alimentos in natura ou minimamente processados e, sempre que possível, orgânicos.
Seguindo essas dicas e sabendo que é impossível separar a saúde do corpo da saúde da mente, você irá adquirir muito mais qualidade de vida e estará pronto (a) para qualquer desafio que a vida possa vir a impor.