Blog » Saúde & Bem Estar

Você sabe se cuidar (bem) quando está com gripe?

Por mais que tentemos prevenir, a gripe é uma condição com a qual todos temos de lidar em algum momento da vida. Basta o sistema imunológico estar um pouco enfraquecido para que o corpo fique suscetível ao vírus influenza, responsável pela doença. Inclusive, estudos conduzidos nos Estados Unidos demonstram que um adulto pega em média três gripes por ano que duram até 9 dias. Sendo algo tão recorrente, questionamos se você sabe tratar bem desse quadro. A resposta foi negativa? Então confira a seguir as nossas sugestões para acelerar o seu restabelecimento.
No geral a gripe é caracterizada por sintomas bastante incômodos como calafrios, tosse, fadiga e febre alta. Ao contrário do resfriado, a gripe tende a demorar mais para ser curada e a febre pode chegar a 40°C. Para se cuidar enquanto tiver com essa doença, primeiro você deve repousar bastante. Somente assim o seu corpo conseguirá se recuperar com maior rapidez e todos os outros tratamentos farão efeito. Afinal, seu organismo precisa reunir todas as energias para combater a virose.
Também é muito importante manter-se hidratado, preferencialmente com água e bebidas quentes, como chá. Isso porque a ingestão de líquidos umedece as secreções para que possam se expelidas com mais facilidade. Além disso, boa parte do mal-estar típico de quando estamos gripados é por causa da desidratação. Se você está com dor de garganta, prefira chás reconfortantes, tipo de limão com mel, que repõem parte da água perdida na transpiração febril. No que se refere à alimentação, sopas são sempre uma boa opção também se você se sentir indisposto.
Quem sente a garganta arranhar pode fazer gargarejos com água morna e meia colher de chá de sal. Essa mistura diminui a inflamação pela limpeza das mucosas, eliminando vírus e bactérias. Tal ação serve até para impedir o desenvolvimento de uma gripe em estágio inicial.
É comum que a febre e os calafrios façam o enfermo contrair os músculos. Nesse caso, uma boa dica é usar uma bolsa de água quente para aliviar esse desconforto. Outro ponto importante é tratar os sintomas que afligem as pessoas com frequência. Para amenizar os sinais incômodos, recomenda-se tomar analgésicos e antitérmicos para controlar a febre e as dores. A maioria dos médicos indica o paracetamol e a dipirona para controlar o mal-estar. Da mesma forma, os especialistas aconselham não tomar ácido acetilsalicílico quando estiver gripado. Já a tosse seca é resolvida logo com um xarope.
Mais uma medida eficaz é aumentar a umidade dos ambientes onde você fica mais tempo, como quarto ou sala de trabalho. Colocar um balde de água no local reduz o ressecamento das vias aéreas e a tosse. Não ligue o ar-condicionado, pois o aparelho agrava o ressecamento, mas faça o possível para ficar aquecido.
Assim que você tiver a energia suficiente, faça exercícios leves, tipo caminhadas. As endorfinas liberadas pela atividade física moderada têm efeito analgésico que podem auxiliá-los com os sintomas menos intensos.
Se você seguir esses tratamentos, com certeza ficará livre da gripe logo.