Blog » Saúde & Bem Estar

Formas de aliviar os sintomas da infecção urinária

A infecção urinária, apesar de ser mais comum em mulheres, pode afetar também os homens. São chamadas desta forma as infecções que afetam todo o trato urinário e podem aparecer na forma de cistite quando o problema é na bexiga, uretrite quando é na uretra, pielonefrite quando é nos rins e também nos ureteres.
Os sintomas geralmente são muito parecidos e podem surgir como dor ou dificuldade de urinar, e também aumento ou diminuição da quantidade. Apesar de serem bastante comuns, estas infecções podem se tornar graves e, por este motivo, um médico deve ser sempre consultado.
Somente um profissional especializado poderá reconhecer os sintomas e indicar o tratamento mais indicado. Em alguns casos, o médico poderá solicitar o colhimento de urina para a realização de uma análise mais completa.
Em muitas vezes é necessário fazer o uso de antibióticos específicos para que o problema seja realmente erradicado.
A seguir, conheça algumas formas de aliviar os sintomas de infecção urinária, mas estes procedimentos jamais devem ser a substituição de um tratamento indicado por um médico.

1. Beba muita água

Manter-se hidratado é essencial para a saúde, principalmente para o bom funcionamento de todos os órgãos, inclusive os que fazem parte do trato urinário. Além disso, quem sofre com infecção urinária pode conseguir aliviar as dores e ardências somente ao aumentar a quantidade de líquido ingerido.

2. Evite segurar o xixi

Muitas pessoas evitam ir ao banheiro pelas mais diversas razões. Este tipo de comportamento pode levar à infecção urinária já que a bexiga não foi feita para ficar cheia por muito tempo.
Por isso, sempre que tiver vontade, vá ao banheiro e ajude a manter a saúde de seu trato urinário em dia.

3. Aposte nos probióticos

Probióticos são alimentos que contém bactérias benéficas em sua composição, como por exemplo, iogurtes e os leites fermentados. Estas bactérias já podem ser encontradas naturalmente em nosso organismo, mas algumas vezes algum desequilíbrio pode fazer com que elas diminuam.
Os alimentos probióticos podem ajudar a repor estas bactérias e ajudar a controlar os sintomas de uma infecção urinária.

4. Escolha alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é essencial para manter o bom funcionamento do organismo e, segundo especialistas, possui um papel primordial na prevenção de infecções urinárias. Por isso, abuse de alimentos ricos nesta vitamina, como por exemplo, a laranja, o limão, o kiwi, o brócolis, o tomate, a acerola e muitos outros.

5. Use o calor a seu favor

O calor pode ajudar muito na diminuição dos sintomas da infecção urinária, já que funciona como um anti-inflamatório natural. Para conseguir estes benefícios tome um banho quente, faça compressas ou utilize bolsas de água quente aplicadas na região da bexiga.

6. Faça banhos de assento

Esta dica é uma das mais antigas e conhecidas. O melhor de tudo é que também são simples e bastante eficazes, já que também garantem aquecer a área afetada, garantindo um alívio imediato nas dores.
Para isso, apenas fique sentado em uma banheira, bidê ou bacia com água quente por alguns minutos. É preciso tomar cuidado para que a água não fique quente demais e deve-se terminar o banho de assento antes que esfrie muito.
Com estas dicas você pode ganhar tempo para suportar os sintomas até que um médico seja consultado. Não tratar a infecção urinária da forma correta pode fazer com que ela retorne e se torne mais grave.