Blog » Saúde & Bem Estar

Dicas para aliviar e combater a sinusite

A sinusite é uma inflamação corporal localizada, mais precisamente, nos seios da face. Ela compreende desconfortos constantes nas cavidades que compõem o crânio naquela região. Dentre os locais acometidos pela sinusite estão as maçãs do rosto, o redor dos olhos e a volta pelo nariz.
Aquecer o ar que se inspira, dar a ressonância à voz e diminuir o significativo peso da cabeça para auxílio em sua sustentação são algumas das funções dos seios da face e suas cavidades. Estes seios são formações compostas por mucosas produzidas a partir do interior do nariz. Estas glândulas produtoras de muco possuem a finalidade de excreção do que for estranho ao organismo àquela região.
Prováveis alterações anatômicas que, assim, impedem essa excreção de material estranho aos seios da face, são o início de um possível processo de infecção ou alergia. O impedimento do fluxo contínuo de excreção é, portanto, o precursor da sinusite, seja ela crônica ou alérgica.

Dicas preciosas para aliviar os sintomas da sinusite

A sinusite pode incorporar um grave desconforto para o cotidiano. Dessa forma, aliviar ou se livrar dessa enfermidade é a melhor opção, não é mesmo? Sete dicas foram separadas para conter a infecção, voltar à respiração comum e evitar as dores que acometem ter de suportar essa inflamação.
1 Uma dieta equilibrada e saudável é um dos principais segredos de prevenção à sinusite. Como outras doenças, uma boa alimentação fortalece o sistema imunológico e impede o surgimento de outras condições adversas ao organismo.
2 Manter-se hidratado constantemente auxilia na melhor diluição do muco localizado nas cavidades. É um auxílio externo ao interior do corpo.
3 Cuide sempre dos sintomas de dores leves na região da face, acúmulo de muco (com semelhanças a uma rinite) e as dores de cabeça na parte lateral. Ao percebê-los, não hesite em correr para uma ajuda especializada o quanto antes.
4 Uma grande parte das infecções ocorre ao levar a mão suja à boca sem higienizá-las corretamente. Dessa forma, lave bem as mãos antes de realizar qualquer tarefa que aproxime mãos e rosto.
5 Evite os choques de temperaturas. Seja sair do frio para o calor ou vice-versa. Assim como evitar locais com ar condicionado, pois eles ressecam em demasia a mucosa da região facial.
6 Prepare uma infusão de pedaço de gengibre grande dentro da água fervida (como um chá muito forte) e inale o vapor expelido por ele de duas a quatro vezes por dia quando os sintomas incomodarem consideravelmente.
7 Utilize a solução salina que pode ser preparada em casa (cerca de uma colher de chá misturando sal e açúcar a 1L de água ferida) de duas a três vezes por dia para aliviar os sintomas. Sempre aguarde que ela esfrie antes de adotar.

As medidas para os sintomas da sinusite

É importante ressaltar que a sinusite é uma reação que difere bastante de pessoa para pessoa. Organismos diferentes, tratamentos diferentes. Não hesite em consultar um médico, busque auxílio profissional e questione o que pode ser usado como medida caseira de fácil acesso e o que deve ser evitado.
Apesar de as dicas ajudarem, elas não substituem a instrução de um médico profissional especializado em sintomas da sinusite.